top of page
  • Foto do escritorJoão Felipe Sousa

#03/20 - Livro: "Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade.

Autores: Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan



#03/20 - Livros 2023:

Livro: Marketing 5.0 - Tecnologia para a humanidade

Autores: Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan



Marketing 5.0 - Tecnologia para a humanidade, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Philip Kotler é conhecido como um dos 10 pensadores mais influentes da área de negócios, segundo o The Wall Street Journal, e autor de mais de 50 obras traduzidas para mais de 25 idiomas. Hermawan Kartajaya é considerado pelo Charterd Institute of Marketing como um dos 50 gurus que moldaram o futuro do marketing, e é fundador e CEO da MarkPlus, a maior empresa de consultoria de marketing da Indonésia. Iwan Setiawan é o executivo-chefe de operações da MarkPlus.


Este livro aborda um mundo em que as tecnologias são cada vez mais importantes, sendo possível seu uso para criar produtos, serviços e experiências que melhorem a vida das pessoas. Passando por tópicos como a personalização do marketing, a conexão entre tecnologia e humanidade, a inteligência artificial, a realidade aumentada, como podem ser usadas para melhorar a experiência dos consumidores, profissionais de marketing e vendas.


O Livro MKT5.0 é dividido em 04 partes:


Parte I : Tecnologia para a humanidade.

Nessa primeira parte é comentado sobre o primeiro volume da série, MARKETING 3.0( 2009 ) no qual descreve a transição do marketing centrado no produto para o marketing voltado para o consumidor e para o marketing centrado para o ser humano.

Em Marketing 3.0, o consumidor não busca apenas por marcas ou por sua própria satisfação funcional e emocional mas também gratificação espiritual. Fazendo com que as empresas busquem proporcionar soluções para os mais diversos problemas ambientais e sociais do planeta.


No Marketing 3.0 é considerado o estágio final do MKT tradicional, sendo completo os blocos de construção de um serviço intelectual (1.0), emocional (2.0) e espiritual (3.0) do cliente.


O livro seguinte da série, MARKETING 4.0 (2016) - Do tradicional ao digital. O marketing no mundo digital não se baseia apenas em mídias e canais digitais.


Apresentando o fosso digital que separa aqueles que tem acesso à internet do que não tem, fazendo a presença de uma abordagem "onicanal" - tanto on-line quato off-line...


...aplicações da tecnologia de marketing, MARTECH. O potencial do uso da Inteligência artificial (IA), o processamento de linguagem natural (PLN), a tecnologia sensorial e Internet das coisas (IoT)...


No entanto, a pandemia - COVID 19 - acelerou de forma assustadora a digitalização dos negócios, forçando os mercados e profissionais a adaptação a nova realidade digital.

Surgindo assim o MARKETING 5.0 - tecnologia para a humanidade. Sendo definido como "o uso de tecnologias que mimetizam o ser humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor da experiência geral do cliente”.


É apresentado as Nesxt Techs ao longo da nova experiência do cliente (CX) relacionado a assimilação, atração, arguição, ação e apologia. No qual envolve IA, processamento da linguagem natural, Tecnologia de sensores, robótica, Realidade aumentada & realidade virtual e Internet das coisas & blockChain.


Resume a capacidade da máquina em saber ler comportamento e padrões de ação X a capacidade do homem em saber ler atitude, valores e razões ocultas para ações.


Explica sobre os cinco elementos do Marketing 5.0, iniciando do MKT direcionado por dados -> MKT preditivo, contextual e aumentado -> MKT ágil.


Finalizando esta parte de forma resumida, é importante mapear a jornada do cliente, identificando quais MARTECHS podem ser usadas para agregar importância e melhorar o desempenho profissional humano, a criação de um ecossistema de dados é fundamental para a implementação prática do MARKETING 5.0.


Parte II: Os desafios para os profissionais de marketing no mundo digital


É apresentado as diversas gerações ao longo da evolução do marketing, são eles: baby boomers e as gerações, X,Y,Z e Alfa. Sendo a geração X na visão dos profissionais de marketing que conheceu os marketings 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0 ao longo de sua vida.


Ficando as gerações Z e Alfa como as mais jovens e catalisadoras do Marketing 5.0. Possuem grande preocupação em relação a como a tecnologia irá melhorar as vida da humanidade gerando assim felicidade.


As gerações transformaram o desenvolvimento do mercado cada vez mais customizado e personalizado de forma individual, transformando o MARKETING cada vez mais “Um pra UM”.


Cada geração possui sua marca preferida, consolidadas, experimentais ou envolventes e variando com a sua definição chave.


A compreensão e análise dos estágios da vida dessas gerações é fundamental para uma formação ideal MKT, esses estágios são batizados de acordo com os autores como Fundamental, Frontal, de Fomento e Final.


Nos traz a polarização da prosperidade, nessa parte é explorado a necessidade de usar os algoritmos de Inteligência Artificial, através de melhorar a acessibilidade e relevância da tecnologia sendo imperioso para que o MARKETING 5.0 funcione.


O livro apresenta uma sociedade polarizada: Polarização dos empregos, das ideologias, dos estilos de vida e dos mercados. Os autores acreditam que na próxima década os empregos de maior crescimento serão aqueles de nível técnico relacionados a energias alternativas, tecnologia da informação, cuidados com a saúde e análise de dados.


É esperado das empresas uma responsabilidade de resolver o problema da polarização da sociedade com uma abordagem mais inclusiva e sustentável em busca de crescimento.


O meio ambiente e sua capacidade finita de suportar tal crescimento, assim como o próprio mercado, surgem algumas razões por trás do ativismo corporativo: O imperativo do crescimento sustentável, O novo “Fator de Higiene” e o Impulso que vem de dentro.


Para um alinhamento de metas de desenvolvimento inclusivo e sustentável é apresentado os 17 ODS ( Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no qual as empresas podem olhar a partir de duas perspectivas gerais, humanitária e a ambiental.

Então... já deu para observar que este livro aborda diversos assuntos interessantes para quem trabalha com MARKETING de modo geral, eu como COPYWRITER, indico esta obra para qualquer profissional que utilize o COPYWRITING como forma de trabalho, nos ajuda a compreender a evolução de consumo em diferentes frentes do mercado.


Outros pontos que você vai encontrar ao ler “Marketing 5.0”, são:


. O fosso digital, como tornar a tecnologia mais pessoal, social e experiencial...

... são apresentados algumas expressões, tais como: mobile-first e mobile-only, hotspost, IoT e 5G. Riscos e promessas da digitalização.


Para finalizar a parte II, temos a bússola tecnológica: como tornar a tecnologia mais pessoal, social e experiencial.


Você está achando interessante? Essa obra esclarece muitos pontos para quem não tem uma formação específica na área e deseja conhecer e trabalhar com MKT.


Na próxima parte III: Novas estratégias para um marketing movida a tecnologia...

... temos:


- Digitalização em meio à covid-19;

- Como a covid-19 afetou diferentes setores da economia e o mercado consumidor;

- O preparo digital das empresas por setores;

- Avaliação do preparo digital da empresa e do cliente;

- Estratégias para fazer o cliente migrar para os canais digitais;

- Estratégias de montagem de estrutura digital;

- Estratégias para reforçar a liderança digital;

- Estratégias de digitalização;


Resumindo, cada caso é um caso, a mesma estratégia não serve para todos. Conforme os autores, O primeiro passo é avaliar o preparo digital da base de clientes pela qual se está competindo. O passo seguinte é autoavaliar a estrutura digital da organização. Conforme o resultado dessas avaliações, as empresas terão que elaborar e executar diferentes estratégias, entre as quais podem estar a migração dos clientes e a transformação digital.


Apresentam-se os seis possibilitadores da NEXT TECH: Software de código aberto, Internet, Computação na nuvem, Potência computacional, Big data e Aparelhos móveis.

“As aplicações da next tech no marketing são cruciais. A IA permite que

as empresas façam pesquisa de mercado em tempo real, o que, por sua vez,

as empodera para fazer personalizações rápidas na escala desejada. A

natureza contextual da next tech permite uma experiência do cliente

adaptável. Os profissionais de marketing podem criar conteúdo, ofertas e

interações sob medida para as emoções de momento do cliente. E, com as

funcionalidades da computação distribuída, a entrega de serviços ocorre em

tempo real, no ponto da demanda.”


A parte interessante nesta parte do livro é a comparação HUMANO x Máquina:


. Biônica – seis formas de tecnologia que mimetizam o ser humano;

. O caminho dos 5 As do cliente – Assimilação, atração, arguição, ação e apologia;

. A Pirâmide da gestão de conhecimento;

. Como combinar os pontos fortes de máquinas e seres humanos;

. Usos da tecnologia de Marketing na nova experiência do cliente;


Para finalizar com chave de ouro esta parte III...

“ O ser humano é verdadeiramente insubstituível quando se trata de criar CONEXÕES EMOCIONAIS”.


Próxima e última parte desta obra:


Parte IV: As novas táticas para alavancar a tecnologia de marketing.


Você vai encontrar diversos tópicos...


. Marketing direcionado por dados, como criar um ecossistema de dados para uma melhor seleção de mercados-alvo:

- Don Peppers e Martha Rogers sendo os propositores iniciais do MKT individualizado. Os “segmentos de um” sendo considerados o ápice da segmentação e a implementação das tecnologias digitais no marketing são os objetivos máximos a ser alcançado.


. Os segmentos de um:

- O mercado é heterogêneo e cada consumidor é único.


. Os quatro métodos de segmentação:

- Geográfica, demográfica, psicográfica e a comportamental;

- Pull marketing e push marketing.


. Como criar uma “persona”:

- Perfis de clientes nos “segmentos de um”;

- O Big data.


. Como preparar o marketing direcionado por dado:


- Grandes estratégias de marketing costumam ir de grandes sacadas sobre o mercado;

- Descobrir informações que a concorrência não tem;

- Pesquisa qualitativa e levantamento quantitativos;

- Concentrar o foco em um ou dois objetivos;

- O que oferecer ?

- Como oferecer ?


A atual era digital o problema não é mais a quantidade de dados para analisar e sim, identificar o que realmente importa. O que leva o Marketing focado em dados, sempre começar qualquer trabalho definindo objetivos restritos e específicos.


No Livro Marketing 5.0, você ainda leva como conteúdo assuntos relacionados a Marketing preditivo – Como antecipar as demandas do mercado com ações proativas – Aplicações do MKT preditivo, gestão preditiva - cliente, produto e marca – Como montar modelos , como funciona o marketing preditivo...


Marketing contextual – Como criar uma experiência personalizada de percepção e resposta – Como criar uma infraestrutura de smart sensing, o mecanismo do MKT contextual, como criar um canal direto à casa do cliente, como entregar níveis de experiência personalizada, gatilhos e respostas no marketing contextual...


Marketing Aumentado – Como entregar interações humanas empoderadas pela tecnologia – Como criar interfaces de cliente em camadas, Ferramentas digitais para a linha de frente...


Marketing ágil – Como executar operações maiores e mais rápidas – para que serve, como implementar e desenvolver o MKT ágil. Sua gestão de projetos e como executar operações em grande escala e mais rápido.


Finalizando esse resumo do Livro MARKETING 5.0 - Tecnologia para a humanidade, tenho como aprendizado a evolução da tecnologia no mercado está para ajudar toda a humanidade, o poder de acelerar a nossa produção como profissional, compreender o comportamento do consumidor, fazer planos e estratégia para conseguir entregar um produto ou serviço cada vez mais personalizado e o mais importante....


O SER HUMANO É INDISPENSÁVEL, contrate um COPYWRITER para ajudar você e sua empresa a se conectar ainda mais com o seu cliente, EU posso fazer isso por você!



Forte Abraço,

João Felipe.


Conheça minhas redes sociais:


Comments


bottom of page