top of page
  • Foto do escritorJoão Felipe Sousa

Descubra o segredo de quem viveu...O BOURNOUT em sua PRÓPRIA transição de carreira!

Atualizado: 8 de dez. de 2022

Descubra o segredo de quem viveu...


O BOURNOUT em sua PRÓPRIA transição de carreira!

Escapando por um triz de perder a sua busca pela verdadeira RIQUEZA da vida!


Sentado no chão gelado dentro do banheiro com o chuveiro ligado... uma tremedeira pelo corpo, chorando de forma descontrolada e um vazio no peito sem explicação ....


BOURNOUT, só quem sofreu e vivenciou conhece o seu verdadeiro significado!


O que vou descrever para você, caro leitor, é baseado em fatos reais no qual foi presenciado e superado por mim, o próprio autor desse texto.... aqui vou te mostrar como passei por crises de PURO DESESPERO!


A síndrome de Burnout, é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano.


O transtorno está registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como um dos fatores que influenciam a saúde ou o contato com serviços de saúde, entre os problemas relacionados ao emprego e desemprego.


Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.


O sintoma típico da síndrome de Burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como:


· Agressividade;

· Mudanças bruscas de humor;

· Irritabilidade;

· Dificuldade de concentração;

· Lapsos de memória;

· Ansiedade;

· Pessimismo;


Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome. (fonte: drauziovarella.uol.com.br )


ATENÇÃO! NÃO CONFUNDA COM DEPRESSÃO!


Depressão (CID 10 – F33) é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.


É importante distinguir a tristeza patológica daquela transitória provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que são inerentes à vida de todas as pessoas, como a morte de um ente querido, a perda de emprego, os desencontros amorosos, os desentendimentos familiares, as dificuldades econômicas etc. (fonte: drauziovarella.uol.com.br)


OBS: A intenção desse texto é servir de ALERTA para todos que buscam uma transação de carreira!


Tudo começou no momento em que fui agraciado pelo maior presente que um homem pode ter em sua vida, a PATERNIDADE!


Eu, sou um profissional atuando no mercado B2C com mais de 11 anos de experiência, acostumado com as altas e baixas do mercado, sendo mais específico, o mercado imobiliário.


Quando caiu a ficha da responsabilidade de ser pai, ser exemplo, ser responsável pela educação de uma criança, veio à tona a procura por outra alternativa de carreira, pesquisando sobre qual seria a transição de carreira ideal na qual poderia encaixar todo o meu conhecimento adquirido ao longo dos anos, conheci o mercado financeiro em especial a profissão de ASSESSOR DE INVESTIMENTOS (AAI).


No dia 15 de junho de 2022 às 17:56, recebi um e-mail sobre:


"Formação MELVER-XP de AAIS"


Formação que forneceria oito semanas de acompanhamento para a certificação ANCORD, videoaulas, exercícios, simulado, ebooks, mapas mentais, lives semanais para tirar todas as dúvidas...


Dentro do cronograma, foi liberado o Acesso à mentoria de "Alta Performance e Produtividade", conduzida pelo RAONY ROSSETTI, ex sócio da XP que atou como head de Renda Variável em SP e CIO em NY.


Até o momento não tinha noção de quem era a MELVER e muito menos o RAONY!


Logo após realizar os primeiros passos para participar do processo seletivo no dia 28 de junho de 2022 às 09:16, recebi a confirmação de que tinha sido escolhido para o curso de formação de AAIs da Melver!


Com o apoio de toda equipe da MELVER, consegui estudar todo o conteúdo, realizar a prova para certificação ANCORD e ser aprovado em apenas 1 mês!


Dentro da plataforma MELVER, os alunos são presenteados com a Mentoria ALTA PERFORMANCE E PRODUTIVIDADE, ministrada pelo próprio RAONY ROSSETTI, dividida em módulos: clareza, guerra à procrastinação, método RR para evolução patrimonial e Teoria do mosaico. Dentro da mentoria fui apresentado a aplicação da "Roda da Vida" (usada para ter clareza de como e onde eu quero estar), criar planos de ação metrificados, implementação dos ROUNDS no dia a dia, usar a TEORIA DO MOSAICO na evolução da RODA DA VIDA...


Na busca constante na aplicação da TEORIA DO MOSAICO, conheci o COPYWRITING, me levando a conhecer o PAULO MACCEDO, escritor, copywriter de resposta direta, professor e palestrante. Se destaca como autor de best-sellers e é criador da série de livros sobre copywriting mais popular do Brasil. Entre os livros estão:


1) Copywriting - Volume 1: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano;

2) Copywriting - Volume 2: A habilidade de ouro usada por milionários para transformar palavras em lucro.


Eu tenho os dois e já lidos! Caso você esteja interessado na área, sugiro que adquira ambos. Realizei o curso Copywriter S/A - Paulo Maccedo com a simples intenção de entender um pouco mais e aplicar dentro do mercado financeiro, dentro da área de alunos existe uma aula BÔNUS:


"Como criar copies explosivos para lançamentos"


Nesta aula, conheci o MARCELO BRAGGION - Copywriter profissional, sócio proprietário da MR Lançamento e da Propagare Marketing, participou do prefácio do 2º livro de Copywriting do Paulo Maccedo, escrevendo trechos como:

" Saber usufruir da RIQUEZA de conceitos, técnicas e exemplos práticos imediatamente aplicáveis, vai, definitivamente, transformar você em um detentor da mesma habilidade de ouro para ser capaz de transformar palavras em dinheiro."

"Ela vai transformar você em uma pessoa que pensa e age como copywriter de verdade, como Copywriter profissional, mantendo seu radar sempre ligado para saber o que fazer quando for escrever 'um texto persuasivo de resposta direta', ou seja, quando for escrever um copy com o objetivo de impactar uma pessoa e transformar positivamente a vida dela com o produto, serviço ou ideia que está promovendo"

Acredito que vocês já devem saber o que aconteceu, pesquisei sobre o MARCELO BRAGGION e adivinhem!?


Outro aprendizado com o “COPY DAILY plus”, dividido em aulas, tais como: desmascarando mentiras, o jeito certo de fazer copy, vou escrever junto com você, módulo sobre "As armas do copywriting", material direto e prático para quem precisa desenvolver uma copy matadora!


Dentro das aulas do Marcelo, não me recordo agora qual a aula EXATA...

O Braggion comentando sobre o curso que ele faz presencial, mostrando tudo que é realizado, alguns exemplos de referências do mercado brasileiro em diversas áreas e do nada....


Comenta sobre um carinha que era referência no mercado financeiro... na hora... chamou a minha intenção e quando vi....


Mostrou uma mensagem enviado do próprio RAONY ROSSETTI, solicitando vagas para a sua equipe em seu evento presencial!!!


Só sei... comecei a rir e tipo... “tá de sacanagem! O que tudo isso significa ?!”


Praticamente na hora, tirei uma foto e enviei ao RAONY...




Também enviei um direct no Instagram do Marcelo Braggion, falando dessa situação meio “bizarra”!




Com todas essas conexões, o que você pensaria?


Que tudo está indo bem e que eu estou fazendo todo o caminho de forma correta!? CERTO?!


Agora que entra o BOURNOUT!


Pai de primeira viagem, apenas eu e minha amada esposa na responsabilidade de criar uma linda menina ... minha esposa tendo que retornar aos poucos da licença maternidade... sem apoio de familiares ou ajudantes que tenham disponibilidade para estarem conosco...

Me vi tendo que dar uma pausa em tudo que vinha planejando e trabalhando para poder dar mais assistência dentro da minha casa e não faltar com o compromisso de marido e pai!

Decisão de parar tudo e ficar praticamente cuidando da casa, pesou muito na minha cabeça e com tudo que vinha realizando até o momento...

Existiram dias de desespero, dias em que colocava a minha filhinha para dormir em seu berço quentinho, no escurinho de bem com a vida e assim que ficava sem ela nos braços...

Desabava ao pé do berço e caia em lágrimas pedindo ajuda em minha mente, procurando através da fé força para encontrar uma saída que me desse a oportunidade de ser um pai e marido presente, sem deixar faltar conforto e harmonia dentro do meu lar!

Dias em que escovando os dentes, me olhando no espelho, batia o nervosismo, a vontade de desistir...

Uma certa vez, me sentei no chão gelado mesmo do banheiro... assim que me acalmei, abri o facebook e me deparei com o seguinte...





Sim! Tudo isso é verdade!


Nesse momento, me levantei, fiz uma avaliação de tudo que estava acontecendo, busquei todas as alternativas para que eu não deixasse esse sentimento ruim me dominar!


Em minha mesa do escritório, revirei uns papéis e encontrei a minha 1ª “Roda da Vida”, realizada em julho e com todas as metas prevista para até final de Dezembro de 2022, Já realizadas!!


Mais uma vez, enviei uma Mensagem ao Raony:




Onde eu quero chegar com tudo isso? Você que está passando por uma transição de carreira, procure focar no que é certo, faça planos, se conheça antes de tudo, procure estudar um pouco de todas as áreas que envolvam a sua atua e futura profissão!


Todos os sintomas mencionados no início desse texto, passei por todos e não tenho vergonha de estar aqui nesse momento escrevendo com a intenção de alertar a todos que estão passando por uma situação parecida!


Procurem ler, pesquisar, outras áreas, dentro dessa minha jornada pelo Copywriting, conheci algumas obras do lendário Napoleon Hill, algumas delas me ajudaram a encontrar uma saída para essa sensação de desespero, são elas:


· Mais Esperto que o Diabo;

· Quem Pensa Enriquece;

· Quem Convence Enriquece;

Eu, poderia continuar a falar sobre essas três obras do Napoleon Hill, contudo, vou deixar que você pesquise e leia sobre todas elas, gostando... me procure!


Hoje, decidi que através da escrita, das palavras, vou conseguir ajudar quantas pessoas for necessário nessa minha nova jornada de Copywriter, levando a minha experiência adquirida com tudo que passei a todos que precisarem!




Em Especial, minha família: Ana Paula (Esposa) & Maria Clara (Filha), elas são o meu SEGREDO e a minha VERDADEIRA RIQUEZA DA VIDA!


Compartilhem com todas as pessoas que são do seu convívio, todas que estejam passando por situação parecida, não percam o seu valor, a sua real missão em sua vida!


PS: Esse texto também é dedicado aos profissionais: Raony Rossetti, Marcelo Braggion e ao Paulo Maccedo. Sem a ajuda e autorização dos três, esse texto iria ficar preso e esquecido em minha mente.


Forte Abraço, João Felipe!

28/11/2022 às 18:49.



copy_pessoal_jf
.pdf
Download PDF • 517KB












18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page